• Histórico do Sindicato

Face ao desequilíbrio em que se davam as relações entre capital e trabalho, com o fiel da balança pendendo sempre para a classe patronal, os trabalhadores metalúrgicos de Vazante sentiram a necessidade de se organizarem para melhor lutarem por melhores salários, desenvolvimento social, segurança e saúde no ambiente de trabalho. Em 30 de novembro de 1986, às 9:00 horas, em assembléia promovida federação representativa da categoria, presidida pelo Sr. Allan Kardec Carlos e secretariada pelo Dr. José Ferreira Pinto, deu-se a fundação da Associação Profissional dos Trabalhadores Metalúrgicos de Vazante, constituída para fins de estudos, coordenação, proteção e representação legal de seus associados.

Pioneiros do movimento sindical no município de Vazante, foram eleitos para comporem a primeira diretoria os destemidos e honrados companheiros: José Tarciso Braga, presidente; Pedro Eustáquio de Lima, vice-presidente; Augusto Donizete da Costa e Silva, 1º secretário; Adevânio Pereira Brandão, 2º secretário; Leonardo de Souza Ramos, 1º tesoureiro; José Carlos da Silva, 2º tesoureiro e Gilson Corrêa Ferreira, diretor social. Suplentes da diretoria: Mário Pereira de Lima, José Donizette Santana, Antônia Izolina Ferreira, Pauliran Batista da Silva, Roque Joaquim de Brito, Sebastião Pereira e Joaquim Piva. Conselho Fiscal: Joel Faria dos Santos, Pedro Adalto Amorim e Sandoval Monteiro dos Santos. Suplentes do Conselho Fiscal: Cleber Anacleto Benfica, José Martins da Fonseca e Roberto Serra Magalhães.

Clique na foto para amplia-la!O primeiro grande feito da associação foi o de ingressar com ação na Justiça exigindo da então Cia. Mineira de Metais o pagamento do adicional de periculosidade para os trabalhadores em mina subterrânea, que culminou em acordo judicial, relevante benefício que perdura até a presente data, majorando os salários destes companheiros em 30% do salário nominal. Na condição de Associação, funcionou até o dia 17/05/1987, data em que foi realizada a Assembléia Geral para transformação da Associação em Sindicato, ocasião em fora referendada pela plenária a permanência da mesma diretoria para dar seqüência aos trabalhos, tornando-se assim, também, a primeira diretoria deste Sindicato.

Clique na foto para amplia-la!Dava-se, então, início ao processo de reconhecimento da entidade sindical e, em 29/06/1987, a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado de Minas Gerais através de seu presidente, Sr. Jorge Noman Neto, ingressou com a documentação necessária no Ministério do Trabalho, processo nº 24260.007660 que tramitou até 05 de julho de 1988, data em que foi concedida a Carta Sindical, assinada pelo Ministro de Estado do Trabalho, Dr. Almir Pazzianoto Pinto. Estava, de fato e de direito, fundado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Vazante.

Um Sindicato de muitas lutas e conquistas consolidadas Clique na foto para amplia-la!em Acordos Coletivo de Trabalho, primando, sempre, pelo respeito à ética, à moral e, principalmente, pelas pessoas.Tem como filosofia o diálogo e a negociação na busca constante de resolução para os conflitos inerentes da relação capital e trabalho, sem, jamais, fugir à luta. Este sindicato pode se orgulhar por ter, ao longo de sua existência, de forma negociada, encontrado o ponto de equilíbrio sem nunca ter instaurado um Dissídio Coletivo de Trabalho.

“O caminho se faz caminhando”.
“Se muito vale o que foi feito, mais vale o que será”.