btsin btsin btsin btsin btsin btsin btsin btsin Clique aqui para acessar as Informações no Jornal do Sindicato! btsin

 

Data-Base
CENÁRIO DAS NEGOCIAÇÕES DE DATA-BASE E O ACORDO COLETIVO DA NEXA
sem imagem

16.08.2020 - 11:35

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), no primeiro semestre de 2020, o número de cláusulas referentes a reajustes salariais foi 28% inferior ao negociado no mesmo período de 2019, conforme registrado no Sistema Mediador do Ministério da Economia. A queda ocorreu em todas as datas-bases do semestre, mas especialmente em abril (41%) e maio (39%). Como não houve redução no número de registros de instrumentos coletivos no período, essa diminuição pode ser resultado de mudança no objeto das negociações coletivas, que passaram a focar questões relativas à pandemia da covid-19. 

Muitos documentos analisados pelo DIEESE abordaram o tema da pandemia nas cláusulas contratuais. E diversos outros incluíram disposições que adiaram as negociações dos reajustes para o pós-pandemia. 

Para os trabalhadores da NEXA, o cenário é bem mais confortável tendo em vista que o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado em 2018 tem vigência de 02 anos, findando seus efeitos em 30/09/2021, ou seja, todas as cláusulas sociais estão garantidas até setembro daquele ano, não havendo que se falar em redução ou supressão de direitos. Além disso, a cláusula 1ª, letra “f” do ACT garante reajuste salarial pelo INPC, em 1º de outubro deste ano, a todos os empregados, aplicando-se o escalonamento previsto nas letras “a” e “b” da mesma cláusula. 

À época certa o sindicato encaminhará proposta à empresa para aplicação de ganho real sobre os salários já corrigidos em 1º de outubro deste ano. 

Nosso Acordo Coletivo encontra-se disponível em nosso site  http://www.metalurgicosvazante.com.br/index.php , na aba Acordo Coletivo.

Edgard Nunes
Presidente do Sindicato. 

          

[+] Veja mais noticias              Voltar para página inicial