Negociações ACT
NEXA PROPÕE ALTERAÇÃO DO ACORDO COLETIVO APROVADO PELA CATEGORIA PARA 2021/2022

Empresa quer conceder Vale Alimentação e aplicar a metade do INPC no reajuste salarial

Em 2021, a categoria aprovouo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para dois anos (2021/2023) e já deixamos para este ano a aplicação automática nos salários até R$ 4.200,00 do INPC integral acumulado em 12 meses, registrado em 7,19%, e uma parcela fixa de R$ 301,98
para salários acima deste valor. A Nexa, no entanto, fez a inclusão de uma cláusula nova no ACT celebrado em Morro Agudo e manifestou ao Sindicato, seu interesse de alteração do Acordo Coletivo de Vazante, para incluir a mesma mudança praticada na outra base.

Para que haja alteração no nosso ACT é necessário aprovação dos trabalhadores, com um comparecimento maior do que a assembleia que aprovou o Acordo Coletivo vigente. A cláusula nova é para a concessão pela empresa de um Vale Alimentação (VA) de R$ 300,00, desde que a categoria abra mão da metade da inflação acumulada (7,19%), passando os salários a ser reajustados em 3,59%.

Desta forma, o Sindicato convoca os trabalhadores para deliberarem se aceitam reabrir a discussão do acordo coletivo, modificando-o para inclusão desta cláusula do VA. A empresa apresentou duas alternativas para alteração do Acordo Coletivo 2021/2023 que passaria a ter a vigência 2022/2024.

proposta