LAVRA SUBTERÂNEA
ACORDO DE TURNO FOI APROVADO POR 58,9% DOS TRABALHADORES

Através de duas assembleias previamente convocada e outra de orientação sobre impactos da proposta da Nexa, os trabalhadores aprovaram a assinatura do Acordo Coletivo de Turno para a «Lavra Subterrânea.

A proposta foi aprovada por 58,9% dos 197 trabalhadores presentes às assembleias, com 116 votos favoráveis e 80 votos contrários, registrando-se uma abstenção.
Apesar da maioria ter aprovado, grande número de trabalhadores pretendia o mesmo valor de indenização do turno da UGB Beneficiamento, onde o turno é de 12 horas (no regime de 4x4) e não há pagamento de horas extras, mas sim um adicional de turno.

Conseguimos melhorar o valor da indenização, mas a empresa chegou a alegar que, caso contrário, teria que voltar a jornada na lavra subterrânea para voltar a jornada para 6 horas diárias, eliminando-se as horas extraordinárias, o que acarretaria uma perda muito grande na remuneração dos companheiros.

Com os esclarecimentos, a maioria dos trabalhadores aprovou de forma consciente o Acordo de Turno na Lavra Subterrânea e o pagamento previsto acontecerá no próximo dia 30 de janeiro.

assem assem

Devemos destacar a compreensão e o espírito de unidade dos trabalhadores em respeito à decisão da maioria, certos de que foi uma decisão consciente para não prejudicar sua remuneração global, composta por salários, horas extras e a indenização pelo Acordo de Turno.

Proposta aprovada pelos trabalhadores

• Manutenção do Turno de 6h52min de trabalho por dia;
  • 52 minutos remunerados com adicional de 60% sobre a hora normal;
  • Indenização de R$ 5.950,00, por empregado, a ser pago no dia 30/JAN/2023;
  • Desconto de R$ 200,00, de cada empregado abrangido pelo ACT, a título de Contribuição Negocial, em favor do Sindicato, RESTANDO R$ 5.750,00 líquido para cada trabalhador.