Negociações
GARANTA A SUSTENTABILIDADE DO SINDICATO PARA GARANTIR OS DIREITOS CONQUISTADOS

Todos os trabalhadores reconhecem a importância do trabalho do Sindicato para defender os direitos coletivos e individuais. Sem o Sindicato para “enfrentamento” de intenções patronais que prejudicam nossos direitos, qualquer trabalhador ficaria na alça de mira quando reclamasse a necessidade de reajustar salários, de injustiças cometidas nos ambientes de trabalho, ou não cumprimento até mesmo de direitos consagrados na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Sem o Sindicato não haveria direitos conquistados em acordos coletivos de trabalho. Seria o caos nas relações do trabalho e permitiria aos maus patrões exploração sem precedentes para garantirem os seus lucros.

Para manter toda a estrutura funcional, suporte jurídico e de todas as ações em defesa destes direitos, o Sindicato precisa de sustentação financeira e atuar incessantemente, vigilante no cumprimento dos direitos, nas condições de trabalho, abrindo negociações para correção de deslizes na relações de trabalho.

Por isto, os trabalhadores que participaram das assembleias de negociações do acordo coletivo aprovaram o desconto de uma taxa negociação, exatamente para a sustentabilidade do Sindicato.

Infelizmente, aqueles que não têm consciência de classe, da mobilização para proteger os direitos, fazem movimento contra esta contribuição, fazendo documentos padronizados e estimulando companheiros a entregarem cartas de oposição ao desconto em favor do Sindicato.

Alertamos que eventuais cartas de oposição que chegarem ao Sindicato serão acolhidas e encaminhadas para respeitar a vontade de cada companheiro.

Apelamos, no entanto, para se conscientizarem da importância de mantermos o Sindicato vivo. Se ele fechar as portas, os direitos coletivos prescrevem a cada fim de acordo coletivo e tudo pode ser perdido, ficando os trabalhadores nas mãos e “boa vontade” dos patrões em recuperar salários pela corrosão inflacionária e manutenção de direitos, como plano de saúde, abonos, cartão alimentação e demais conquistas de acordos.